“Para nós, surdos, a vida é uma luta em dobro e, ter um aparelho que facilita nosso dia a dia roubado, causa um impacto enorme.” Esse é o relato da mineira, estudante de direito, Ester Garcia, de 22 anos, que viralizou nas redes sociais depois de ter o aparelho auditivo furtado em ônibus em Belo Horizonte. Agora, a jovem conta com arrecadações, por meio de uma vaquinha on-line, para voltar a ouvir.
Ela contou que começou a perder a audição aos 11 anos. “Aos 15 perdi completamente. Acreditam que a causa seja genética, já que meu irmão também não escuta bem e meu pai faleceu surdo’’, contou Ester.
Seu sonho era cursar direito, justamente para conseguir ajudar pessoas com deficiência. Foi então que ela conseguiu uma bolsa de estudos para passar em uma faculdade pública.
Ela conta que conseguiu um estágio em um escritório de advocacia e, por meio da ajuda de colegas, em janeiro, fez a cirurgia para instalar o aparelho em sua cabeça. No mês de fevereiro, ele foi ativado.
“Voltei a escutar do lado esquerdo, com o auxílio do implante, com a ajuda do escritório que trabalho. Conseguimos movimentar para que tudo se alinhasse e eu conseguisse a cirurgia”, contou. O registro do momento em que ela voltou a ouvir emocionou a internet.
Porém, no último dia 13, a jovem estava no ônibus na linha 3050 voltando para casa e, com a correria do dia a dia, adormeceu. “Eu estava no ônibus e acabei cochilando. Quando acordei, estava sem o aparelho, a cordinha de segurança cortada, o ‘clips’ ainda preso na camisa. Mas nada do implante”, lamentou.
Como ajudar
De acordo com a jovem, um novo aparelho custa cerca de R$30 mil. “Até agora, conseguimos 13 mil reais, quase metade da meta”, disse.
As pessoas podem ajudar através do