Ouvindo...

Incêndio na Santa Casa em 2016 atingiu anexo e danificou equipamentos

Na noite desta segunda-feira (27), incêndio atingiu quarto do 10º andar do hospital

Incêndio atingiu prédio anexo à Santa Casa em 2016

O incêndio que atingiu um quarto no 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte é o segundo em um intervalo de cinco anos. Em maio de 2016, um anexo da unidade de saúde foi atingido.

Não houve vítimas, mas as chamas atingiram equipamentos, como respiradores, prontuários e afetou pesquisas realizadas no local. O prejuízo foi calculado em cerca de R$ 1 milhão com os danos em 12 respiradores, mas a estrutura do local não foi comprometida, de acordo com avaliação da Defesa Civil, que esteve no local.

Incêndio na Santa Casa

Um incêndio atingiu o 10º andar da Santa Casa de Belo Horizonte, na região hospitalar, na noite desta segunda-feira (27). Dez viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local e as chamas foram controladas. Não há relatos de pessoas feridas.

Pacientes internados na Santa Casa de Belo Horizonte, na região hospitalar, são retirados de maca em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um incêndio atinge um quarto no 10º andar da unidade de saúde na noite desta segunda-feira (27). De acordo com os Bombeiros o incêndio teria começado na saída de oxigênio e estaria confinado a um quarto.

De acordo com o tenente dos Bombeiros, Pedro Aihara, o incêndio começou após o colapso de um equipamento, que provocou vazamento de oxigênio. O fogo ficou confinado ao quarto, mas praticamente todo o hospital foi evacuado.

Preventivamente, todo o hospital foi evacuado, exceto alguns setores que, devido a questões médicas não poderiam sair naquele momento

Os pacientes de andares inferiores onde o incêndio ocorreu começaram a ser levados de volta aos quartos.

Pacientes viveram momentos de pânico

Familiares de pacientes da Santa Casa de Belo Horizonte, na região Centro-Sul da capital, relataram momentos de desespero por conta do incêndio que atingiu o 10º andar da unidade na noite desta segunda-feira (27).

Praticamente todo o hospital foi evacuado às pressas do prédio, incluindo muitas pessoas com dificuldade de locomoção. Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros informou que conseguiu controlar o incêndio.

O barbeiro Júnior Porto, de 37 anos, foi uma das pessoas que receberam a notícia com preocupação. O padrasto dele foi internado na unidade nesta segunda para tratamento de um câncer, e precisou ser evacuado rapidamente. Aos prantos, a mãe dele ligou explicando a situação.

“Eles estavam no 9º andar, e foram evacuados para o 6º andar. A notícia é que todo o hospital foi evacuado, eles saíram e estão na rua. Meu padrasto estava deitado no chão, porque ele está sentindo muita dor e está com pouca mobilidade, não consegue se locomover muito bem. Agora estão todos na rua”, afirmou.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.