Ouvindo...

Dia de São João: fiéis caminham sobre brasas para manter tradição na Grande BH

Ritual centenário faz parte da festa de São João realizada na Comunidade Quilombola Mato do Tição, em Jaboticatubas

Devotos de São João caminham sobre brasas em Jaboticatubas

À meia noite do dia 24 de junho devotos de São João caminham descalços sobre brasas de fogueira. A demonstração de fé e agradecimento ao santo é um ritual centenário, parte da festa de São João realizada na Comunidade Quilombola Mato do Tição, em Jaboticatubas, Grande BH, nesta quinta-feira (24).

A festividade que reúne famílias inteiras é tradicionalmente realizada no terreiro da casa de Dona Divina de Siqueira. Toda a comunidade participa das preparações, que vão da arrumação do local à fartura da comida junina.

A dinâmica se repete há mais de 100 anos, com a construção de uma grande fogueira. Durante a festa, o ritual se inicia durante à noite, quando a comunidade reza o terço e ladainha.

A cerimônia mistura a tradição católica com cultos afro-brasileiro, incluindo pedidos e cantos de louvor à São João feitos diante de um Congá, altar onde ficam imagens dos caboclos, pretos-velhos e outros elementos. Do altar, devotos saem em procissão com uma bandeira do santo.

Com a bandeira hasteada, devotos dançam nos arredores e deixam velas acesas no local. É o momento de início do candombe, dança de origem africana, que dura até o momento do recolhimento da brasa.

Seguindo a tradição, as brasas da fogueira são espalhadas minutos antes da meia noite, formando um tapete por onde fiéis caminham. Os devotos acreditam que aqueles que possuem muita fé são capazes de andar sobre as brasas sem se queimar.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.