Ouvindo...

Gute Sicht: deputados marcam visita a mineradora interditada por explorar área tombada na Serra do Curral

Mineradora Gute Sicht explora mina na Serra do Curral sem licenciamento ambiental, com base em acordo feito com governo

Prefeitura determinou interdição da mineradora Gute Sicht

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou para a próxima segunda-feira (6) uma visita à mineradora Gute Sicht, que explora uma mina na Serra do Curral entre os municípios de Belo Horizonte e Sabará.

De acordo com requerimento da deputada Beatriz Cerqueira (PT), a visita tem como objetivo verificar, junto à mineradora, a legalidade das atividades da empresa. A exploração do terreno não passou por licenciamento ambiental aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e se baseia em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a pasta em março de 2021.

Como mostrou a Itatiaia, a exploração da área na Serra do Curral começou um ano antes, em 2020, como mostram imagens de satélite obtidas pela Prefeitura de Belo Horizonte e que foram anexadas a um processo judicial que pede a suspensão das atividades no local, uma área tombada pelo município.

A prefeitura chegou a anunciar a interdição da mineração da Gute Sicht - o que teria sido descumprido pela empresa.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.