Belo Horizonte entrou em alerta, nesta quinta-feira (14), por conta da nova onda de calor que deve atingir a capital mineira nos próximos dias. Segundo a Defesa Civil, as temperaturas máximas previstas para este novo período de onda de calor variam de 31 °C a 33 °C, acima da temperatura média atual, que é de 28,2 °C. O alerta vai principalmente para o período da tarde até a próxima segunda-feira (18).
Apesar desta onda de calor ser menos intensa que as anteriores, especialistas explicam que a elevação das temperaturas podem causar riscos à saúde.
12h18 - A atuação de uma massa de ar quente contribui para uma onda de calor, com registros de temperaturas máximas em torno de 33 °C, principalmente no período da tarde até segunda-feira (18). Redobre a sua hidratação.@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/M5GE6IccNp
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) March 14, 2024
Além da capital mineira, outras
Nessas regiões, as temperaturas devem ficar 5 °C acima da média por um período superior a dois dias.
“Serão vários dias consecutivos com temperaturas elevadas, o que aumenta a sensação de desconforto para o ser humano. Por isso, é preciso reforçar a hidratação e tomar cuidado com crianças, idosos e animais de estimação”, explica Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Recomendações da onda de calor:
- Hidrate-se;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h
- Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar
- Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados
- Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas
- Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Emissão de alerta
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp:
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.