Um lobo guara foi encontrado gravemente ferido em um banheiro de Sardoá (MG), há cerca de 60 km de Governador Valadares, no Norte de Minas. A espécie corre risco de extinção, segundo o ICMBio.
Os bombeiros fizeram o resgate do animal silvestre, nessa quarta-feria (13), que não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Há suspeitas de violência humana contra o animal.
Horas antes, o animal aprece andando tranquilamente pela ruas centrais da cidade, sem ferimentos visíveis, em vídeo divulgado pela PM de Gov. Valadares.
Veja o vídeo: pic.twitter.com/qEZ6g3feLY
— Itatiaia (@itatiaia) March 14, 2024
O lobo guara entra em uma autoescola de Sardoá, assusta uma funcionária e acaba entrando em uma porta. Alguns moradores sugerem que o predador estava “doente”, no vídeo.
Segundo a PM, o lobo foi encurralado na garagem de uma residência e amarrado.
Às 20h40, o Corpo de Bombeiros de Governador Valadares (MG) é acionado, em apoio a PM, para fazer o resgate do animal em um prédio na Rua Primeiro de Março, 295, Centro.
Ao chegar no local, os agentes encontraram o animal machucado dentro de um banheiro social, com sangramento no ouvido e na cabeça, muito debilitado.
Os bombeiros fizeram a captura e o levaram em uma gaiola para pernoitar em um posto provisório da Cemig. Eles pretendiam encaminhá-lo hoje (14) para atendimento veterinário do Ibama.
Ao amanhecer, foi constatado que o animal estava morto. O corpo será doado para estudos na faculdade de Medicina Veterinária da Univale.
Maus tratos?
Em contato com a Itatiaia, os bombeiros afirmam que é possível que as “lesões podem ter sido causadas por pessoas que se depararam com o animal” em Sardoá
“Talvez com excesso em se defender, medo de serem atacadas ou por dolo mesmo”, disse a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros.
Investigações ou medidas judiciais em relação a maus tratos podem ser tomadas via denúncia. O Corpo de Bombeiros não soube informar se existem perícias em andamento.
A Polícia Militar não tem maiores informações sobre o caso. A ocorrência é dos bombeiros.