Subiu de 7 para 12 o número de óbitos por dengue em Belo Horizonte, segundo o Balanço da Dengue e outras Arboviroses da prefeitura, divulgado nesta terça-feira (5). O número quase dobrou em apenas quatro dias.
No total, a capital mineira tem 9.959 casos confirmados da doença e 42.698 em investigação até o momento. O aumento de confirmações em relação ao último boletim, divulgado no dia 1º, é de cerca de 12%.
Pior momento na história
BH vive a pior epidemia de dengue de sua história, segundo o subsecretário de Atenção à Saúde da Prefeitura de BH, André Menezes. A última epidemia grave havia sido em 2016 e, atualmente, estão sendo realizados três vezes mais atendimentos.
A capital chegou a inaugurar na última sexta-feira (1º) um hospital de campanha na UPA Norte, no bairro Novo Aarão Reis, para conseguir atender a população e desafogar o sistema público de saúde.
76% dos focos de dengue são domiciliares
A Prefeitura de BH afirma que vêm realizando ações de combate ao mosquito da dengue como a limpeza de lotes. Porém, o subsecretário de Saúde explica que 76% a 77% dos focos do mosquito estão dentro de domicílios.
“Esse é um dado de extrema importância. Neste final de semana tem o dia D federal e Belo Horizonte vai aderir. Várias ações vão ser feitas no sábado, como a repescagem dos domicílios que não conseguimos entrar no meio da semana. A gente precisa de chamar a população para o nosso lado. A população precisa avaliar os vasinhos de planta, as calhas e o lixo no quintal”, finalizou.
Chikungunya e Zika
Quanto à chikungunya, foram confirmados 769 casos em Belo Horizonte e um óbito. Ainda não há confirmações de zika na capital mineira.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
- Febre alta (maior que 38ºC);
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
- Dor abdominal intensa e contínua;
- Vômitos persistentes;
- Acúmulo de líquidos;
- Letargia ou irritabilidade;
- Aumento progressivo do hematócrito;
- Sangramento de mucosa.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.