Ouvindo...

Vídeo: centenas de peixes aparecem mortos na Lagoa da Pampulha, cartão-postal de BH

Vídeos gravados por ouvintes da Itatiaia mostram os peixes boiando na lagoa

Lagoa da Pampulha tem vários peixes mortos

Centenas de peixes apareceram mortos na Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, na manhã deste sábado (2). Vídeos gravados por ouvintes da Itatiaia mostram os peixes boiando na lagoa.

O engenheiro Wellington José de Paula, 51 anos, morador do bairro Copacabana, ficou surpreso ao se deparar com a situação.

“Estava caminhando hoje cedo, por volta das 10h, na Lagoa da Pampulha, e me deparei com essa quantidade de peixes mortos. Eles estão desde o clube da AABB até a subida do bairro Copacabana, próximo à avenida Portugal. O que aparece na imagem é uma pequena quantidade. Tem ainda muito e muitos peixes, além desses”, destacou o morador, que calcula centenas de peixes mortos.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que equipe da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) fará o recolhimento dos peixes neste sábado (2). “A causa e a quantidade serão conhecidas somente após o trabalho da Sudecap”,destaca.

Onda de calor

Em novembro de 2023, quase mil peixes mortos foram retirados da Lagoa da Pampulha em uma semana. Na época, a onda de calor que atingiu a capital, com temperatura perto dos 40 graus, foi apontada como principal causa pela mortandade.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.