Uma fêmea de tamanduá-bandeira foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na madrugada desta sexta-feira (23), na cidade de Guaxupé, que fica há uma hora de Poço de Caldas, no Sul de Minas.
O animal foi encontrado no estacionamento da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no bairro Vila Santa Bárbara. Com o animal calmo e sem possibilidade de fuga, a equipe dos Bombeiros da cidade realizou a captura e, posteriormente, realizou a soltura da fêmea na mata.
Fêmea de tamanduá-bandeira resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Guaxupé
Risco de extinção
O tamanduá-bandeira é uma espécie de mamífero encontrada na América Central e do Sul, sendo a maior das quatro espécies de tamanduás. Geralmente, esses animais medem entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento.
A espécie é listada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Atualmente, o tamanduá-bandeira corre grande risco de extinção também na América Central.
O nome “tamanduá-bandeira” vem do Tupi e faz referência à marca branca em forma de “V” que esses animais têm no peito, que se assemelha a uma bandeira.
* Com supervisão de Lucas Borges
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.