A prefeitura de Contagem decretou, nesta quinta-feira (8) situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue no município. Conforme a prefeita da cidade, Marília Campos, há 7 mortes em investigação e 4.000 casos confirmados da doença.
O decreto visa ampliar a estrutura de atendimento em todo o município. ‘Nós já estamos com 4 mil casos de dengue, 90 casos provaveis de chikungunya e 7 óbitos provavelmente provocados pela dengue. Isso levou o município a decretar emergencia em saúde pública e ampliar toda nossa estrutura de cuidado e prevenção à dengue’, disse.
Segundo a prefeita, foi aberto um hospital de campanha e as equipes de atendimento serão ampliadas. Os serviços de limpeza e multirões para eliminar os focos da doença também serão ampliados. Durante o carnaval, além dos atendimentos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão ficar abertas para atender principalmente pessoas com sintomas de dengue.
‘Estamos ampliando os cuidados para tratar as pessoas adoecidas. Nós criamos no município um hospital de campanha, com capacidade de 120 atendimentos por dia e estamos atendendo de 7 às 22 horas. Essa cota precisará ser ampliada, então vamos dobrar os leitos, equipes, cadeiras para hidratação, porque o número de pessoas está cada dia crescendo mais. Nós também contamos com estrutura de atendimento nas nossas UPAs, para tirar a sobrecarga [do hospital] e, nesse período de Carnaval, vamos garantir o funcionaamento de 5 UBS de segunda a quarta-feira, especialmente para atender as pessoas adoecidas ou com sintomas de dengue no nosso município’, finalizou.
As Unidades Básicas de Saúde que ficam abertas no carnaval são: Petrolândia 1, São Joaquim, Industrial, Nacional e Retiro, de segunda (12) a quarta-feira (14), das 8h às 17h.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.