Ouvindo...

Com mais de 2 mil casos suspeitos de dengue em BH, Centros de Saúde vão abrir no fim de semana

Dengue em Belo Horizonte disparou neste início de ano, com mais de 150 casos confirmados

Aumento número de casos de dengue

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abrirá, neste sábado (27) e domingo (28), cinco centros de saúde para o atendimento médico às pessoas com sintomas de dengue. Isso porque a doença disparou neste início de ano, com mais de 150 casos confirmados e cerca de 2 mil notificações na capital.

As unidades Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Aarão Reis (Norte), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão de 7h às 19h, com oferta de atendimento para aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Nos centros de saúde, os profissionais avaliam individualmente cada caso e iniciam o cuidado necessário. Todos os pacientes são classificados, e é feita coleta para exames de diagnóstico. Enquanto aguardam atendimento, os usuários podem receber soro para reidratação oral.

Explosão de casos

De uma semana para cá, os casos de dengue aumentaram e deixaram a administração municipal em alerta. No dia 5, havia 35 registros e nenhuma confirmação da doença. Na semana seguinte, o número de confirmações passou para oito, com 232 notificações. Contudo, o sinal vermelho veio do último balanço, quando foram confirmados 157 casos e 1.900 notificações.

“O excesso de chuvas e o calor intenso aumenta a proliferação do mosquito que, consequentemente, aumenta a transmissão do vírus. Então, de dezembro a janeiro, temos o índice elevado de casos”, explica gerente adjunto de operações da PBH, Victor Rodrigues Dias.

Victor disse que as regiões Barreiro, a Venda Nova e a Pampulha se destacam pelo número de suspeitas. “Contudo, o foco da doença está por toda a cidade. Percebemos que o lixo doméstico é um grande vilão e, muitas vezes, é mal acondicionado. Além disso, temos a caixa d'água mal tampada. Esses são os velhos inimigos ainda presentes nessa nova situação”, finalizou.

Confira o endereço dos locais que estarão em funcionamento

  • Barreiro
    Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro.
  • Leste
    Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) - Vera Cruz.
  • Norte
    Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177 - Aarão Reis.
  • Oeste
    Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678 - Betânia.
  • Venda Nova
    Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Tem mais de 27 anos de experiência jornalística, como gestor de empresas de comunicação em Minas Gerais. Já foi editor-chefe e apresentador de alguns dos principais telejornais do Estado em emissoras como Record, Band e Alterosa, além de repórter de rede nacional. Foi editor-chefe do Jornal Metro e também trabalhou como assessor de imprensa no Senado Federal, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e no Sesc-MG. Na Itatiaia, onde está desde abril de 2023, André é repórter multimídia e apresentador.