Ouvindo...

123milhas: Defensoria Pública lança cartilha para clientes que tiveram prejuízo

Documento dá detalhes sobre o processo e orienta os consumidores que querem pedir o ressarcimento dos valores pagos pelos pacotes

123milhas enfrenta crise histórica

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) lançou uma cartilha virtual para orientar os clientes que tiveram prejuízo com a compra de pacotes de viagens na 123milhas, agência que entrou em recuperação judicial em 2023.

O arquivo traz detalhes sobre as providências tomadas pela Defensoria Pública e as perspectivas de ressarcimento dos valores pagos pelos clientes. Vale lembrar que, normalmente, os clientes são os últimos a receber pagamentos de empresas em recuperação judicial.

Os impactos da recuperação judicial da 123milhas nos direitos dos consumidores e as etapas que os clientes devem seguir para requerer os valores também são abordados no documento. A cartilha está disponível no site da Defensoria Pública.

Leia também

Crise na 123milhas

A agência de viagens 123milhas surpreendeu milhares de clientes no dia 18 de agosto, após anunciar o cancelamento de pacotes de viagens promocionais, que atraíam muitas pessoas pelo preço baixo. A decisão revoltou clientes e fez a empresa pular rapidamente para o 1º lugar no ranking de empresas mais “denunciadas” do portal ReclameAQUI.

No dia 29 de agosto, a 123milhas um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No pedido, a empresa afirma que enfrenta a “pior crise financeira de sua história” e alega que “fatores internos e externos impuseram um aumento considerável de seus passivos nos últimos anos”. O pedido foi aceito pela Justiça no dia 31 de agosto. Confira os detalhes do pedido.

Advogados ouvidos pela Itatiaia afirmam que a empresa não pode oferecer apenas vouchers como forma de reembolso para os clientes e explicam que os consumidores têm o direito ao ressarcimento em dinheiro. Veja quais são os seus direitos.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.