Ouvindo...

Tráfico em aglomerado da região Oeste de BH pode ter influência de facção criminosa do Rio de Janeiro

Escalada de violência tem relação com morte de jovem ligado ao tráfico no último domingo (7)

Grafites na comunidade Cabana do Pai Tomas, em BH

A Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, tem sido palco de momentos de tensão nos últimos dias. Nessa quarta-feira (10), um homem - que tem várias passagens pela polícia - foi baleado pela polícia. De acordo com a corporação, ele foi baleado após jogar o carro em cima de policiais, e foi socorrido para a UPA Oeste.

A onda de violência começou com a morte de Edgar Coelho, 20 anos, conhecido como ‘Riquinho’. Segundo a Polícia, ele morreu ao reagir armado a uma abordagem da Rotam no último domingo (7).

Ele seria o 3º na hierarquia do tráfico de drogas na região. Após a morte dele, aconteceram diversos episódios de violência, entre eles os ônibus incendiados na Av. Amazonas, em BH, na última segunda-feira.

Veja a discussão sobre a escalada de violência na Cabana do Pai Tomás no “Conversa de Redação” desta quinta (11):

Relação com a facção do Rio de Janeiro

Investigações apontam que uma facção do crime organizado do Rio de Janeiro teria ligação com o tráfico de drogas na Cabana do Pai Tomás. A reportagem da Itatiaia apurou com fontes da inteligência das forças de Segurança Pública Mineiras que Edgar Coelho, morto no último domingo, tinha posts nas redes sociais portando um fuzil com inscrição da sigla da facção carioca Terceiro Comando Puro.

Há, também, a ligação com Rafael Carlos da Silva Ferreira, conhecido como ‘Paraíba’. Foragido da Polícia Mineira e considerado um dos criminosos mais procurados do estado, ele é considerado, hohe, um dos chefes do tráfico do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro.

A facção Terceiro Comando Puro surgiu em meados da década de 2000 e usa como simbologia elementos religiosos, como a bandeira de Israel e mensagens evangélicas. É conhecida pela violência e pela guerra com o Comando Vermelho.

Na Cabana do Pai Tomás há, atualmente, locais onde há murais grafitados como a bandeira de Israel, além de grafites com imagens religiosas e trechos bíblicos. O que, conforme as fontes ouvidas pela Itatiaia, são grafites ligados à facção.

A reportagem da Itatiaia abordou alguns moradores sobre a segurança pública na Cabana do Pai Tomás e a possível atuação da facção, mas nenhum deles quis conversar sobre o assunto.

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.