Acusadas de calote por milhares de usuários, a 123 Milhas e Maxmilhas vedem passagens e pacotes nesta sexta-feira (24), Black Friday.
A Itatiaia acessou os sites das empresas — que têm os mesmos sócios — e fez simulações que confirmam que a venda de bilhetes continua. O site anuncia passagens para Aracaju de R$545 por R$289 e para Natal de R$1.699 para R$571 na 123Milhas. Na publicação do Instagram, a empresa destaca que “as emissões de reservas serão imediatas, mas, caso não sejam emitidas em até 24 horas, o valor será estornado ao cliente.”
Já a Maxmilhas oferece cupons de 20% e redução de 10% em todos os voos pagos por meio do Pix.
Recuperação fiscal
A Justiça de Minas Gerais autorizou a
A empresa entrou com o recurso na 21ª Câmara Cível de Belo Horizonte solicitando o desbloqueio de R$ 23.516.504,81 em CCB (Cédulas de Crédito Bancário) do Banco do Brasil. Segundo a 123Milhas, os créditos foram amortizados ilegalmente pelo banco e o fato da empresa não ter acesso aos recursos poderia impedir o processo de recuperação judicial da agência, que precisa honrar suas obrigações.
De acordo com a 123Milhas, o valor desbloqueado será utilizado “para honrar a folha de pagamento, planos de saúde, FGTS, condomínios e tantas outras despesas notórias do dia-a-dia.” A empresa alegou ter quase R$ 17 milhões em débitos que precisam ser pagos para os seus funcionários.
Na última semana, ex-trabalhadores da empresa realizaram uma manifestação no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Processo administrativo
Na última segunda-feira (19), A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, abriu processo administrativo contra a 123 Milhas por violar o Código de Defesa do Consumidor.
O documento da Senacon alega que a empresa descumpriu contratos sistematicamente e negou ressarcir os clientes pelos prejuízos, conforme prevê a legislação.
Segundo o despacho, a empresa tem 20 dias para apresentar defesa. A 123 Milhas pediu recuperação judicial em agosto. O cancelamento das passagens teria ocorrido porque a empresa não conseguiu arcar com os custos dos bilhetes ao preço que foram vendidos.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com as empresas e aguarda um posicionamento.
O que diz a 123Milhas
A Itatiaia entrou em contato com a 123Milhas que, por meio de nota, informa que “continua operando normalmente, oferecendo a seus clientes a emissão imediata de passagens e de reservas de hospedagem. A manutenção das operações é fundamental para o futuro da companhia e para honrar o compromisso com seus credores.”
Ainda segundo a empresa, a intenção é manter as promoções da Black Friday até segunda (27), “mas poderá retirá-la antes, a depender da variação dos preços dos bilhetes.”
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