Quem passa por Belo Horizonte ou tem o desejo de conhecer a capital dos mineiros certamente já ouviu falar na Savassi, um dos bairros mais queridinhos e prestigiados de turistas e moradores locais.
Qual é a localização do bairro Savassi, em Belo Horizonte?
Localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Savassi é um dos pontos turísticos mais identificados com os mineiros, não só pela sua tradição de bares e restaurantes como pela própria aura de misticidade que a envolve.
As avenidas que a recortam se tornaram tão famosas quanto os bares.
A origem do bairro Savassi, em Belo Horizonte
Em 1958, o grupo Paulinho & Seu Conjunto colocou na praça a “Turma da Savassi”, um samba de breque de autoria de Pacífico Mascarenhas, compositor mineiro que, mais tarde, se enturmaria com João Gilberto, Papa da Bossa Nova.
A música era uma exaltação à patota de rapazes que tinha o hábito de se reunir em frente à famosa padaria Savassi, dos irmãos italianos Achille, Arturo e Angelo Savazzi. Ao abrasileirar o sobrenome, eles criaram um dos mais frequentados lugares da região, com direito a presenças ilustres como a do futuro presidente da República, Juscelino Kubitschek, o JK, também governador de Minas Gerais.
Como é morar na Savassi, em BH?
A fama levou ao hábito de se referir ao bairro Funcionários pela alcunha de seu mais célebre estabelecimento. A padaria datava da década de 1930, mas foi somente em 2006 que o bairro passou a se chamar oficialmente Savassi. Nessa época, já era conhecido pelos mineiros como espaço de boemia e muito comércio.
Turismo no bairro Savassi
Contorno, Cristóvão Colombo, Getúlio Vargas e Brasil certamente são mais conhecidas graças à sua fronteira e proximidade com a Savassi, que oferece museus e passeios ao ar livre.
A feirinha da Savassi, que acontece todas as quintas-feiras, é hoje uma das mais prestigiadas pelos moradores de Belo Horizonte. Outra boa pedida é o já clássico Café com Letras, com cardápio cultural e gastronômico.
A Praça da Liberdade também pertence a seu entorno, o que corrobora para uma boa mobilidade urbana e infraestrutura da região, equipada com saúde e segurança de qualidade.
Sua praça, originalmente batizada Diogo de Vasconcelos, foi rebatizada pelo povo como Praça da Savassi. Lá ainda estão a Escola de Arquitetura da UFMG e o Colégio Santo Antônio. Ou seja, a Savassi é um destino musical, com ritmo e notas variadas, como o samba.