Ouvindo...

Ameaçados de extinção, macacos bugios são vistos em parque no Sul de Minas

A espécie bugio não era vista desde 2017 devido a um surto de febre amarela

Os animais foram vistos no Parque Estadual Nova Baden

Uma família de macacos da espécie Bugio foi vista nos últimos dias no Parque Estadual Nova Baden, em Lambari, no Sul de Minas. O registro entusiasma biólogos e visitantes porque a espécie não era vista desde 2017, quando ocorreu um surto de febre amarela na região.

Os macacos foram fotografados na região da Serra das Águas por um estudante de biologia que fazia caminhada no local. O Parque Nova Baden é considerado o habitat natural dos macacos bugio por ser porção da Mata Atlântica.

O professor de primatologia da Universidade Federal de Alfenas, Rogério Graceto afirma que o Bugio é considerada a espécie vulnerável em listas internacionais de animais ameaçados de extinção. O professor ainda relata que o surto de febre amarela diminuiu a população de macacos no Sul do Estado.

Os bugios são conhecidos por emitir um som parecido com ronco muito alto. O Parque Estadual Nova Baden é uma unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas e vai completar 30 anos de criação no ano que vem.

Veja imagens dos animais

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .