A Faculdade de Medicina da UFMG lançou cursos online para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país. Por meio da plataforma Educa e-SUS APS, serão seis trilhas formativas, contemplando 12 cursos. A oferta pode alcançar 800 mil trabalhadores do SUS.
Segundo a diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury, a plataforma tem o objetivo de qualificar os profissionais de saúde para melhorar as condições do sistema no Brasil.
Quem pode fazer o curso?
Profissionais de saúde;
Profissionais de saúde bucal;
Profissionais de tecnologia da informação;
Agentes de saúde;
Técnicos da atenção primária e gestores.
Lançamento
O evento de lançamento foi organizado pela Diretoria da Faculdade de Medicina e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde.
A ação inaugurou os três primeiros cursos da plataforma, sendo dois deles destinados à trilha “Profissionais de Saúde”, voltado para enfermeiros, médicos da equipe de saúde da família e equipes multiprofissionais. O terceiro é destinado à trilha “Profissionais de Saúde Bucal”.
Também estão disponíveis o curso “Panorama da saúde digital na APS” com 25 horas de aulas, além do “Registro de saúde na APS”, com carga horária de 20 horas, para a trilha de “Profissionais de Saúde”.