O frigorífico Frigobet, suspeito de descartar irregularmente sangue e restos de animais no córrego Riacho das Areias, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, não tem alvará de funcionamento e já foi autuado três vezes por descumprir condicionantes da licença ambiental.
O descarte foi filmado por moradores dos bairros Imbiruçu e Jardim Teresópolis, que reclamam do mau cheiro. Após a denúncia da população, na terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) enviou equipes de fiscalização até o frigorífico.
A Semmad informou que solicitou documentos, relatórios e informações técnicas para todos os empreendimentos que estão no imóvel de onde possivelmente partiu o descarte irregular. Segundo a Prefeitura de Betim, o órgão também pediu à empresa Frigobet imagens do circuito de câmeras para identificar o responsável pelo despejo na rede pluvial.
“A Semmad já instaurou o processo administrativo para apurar a autoria do dano e, dessa forma, impor as penalidades cabíveis”, diz trecho da nota da Prefeitura de Betim enviada à Itatiaia.
Frigobet não tem alvará
O município ainda afirmou que os empreendimentos que estão no imóvel não possuem alvará de funcionamento devido à ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). No dia 22 de setembro deste ano, a Semmad informou os militares sobre a inexistência da documentação. Segundo o órgão, na terça, uma nova notificação foi feita aos bombeiros para que o AVCB seja apresentado.
A empresa Frigobet, um dos empreendimentos situados no imóvel, ainda possui três autuações por descumprimento de condicionantes da licença ambiental. Segundo a Semmad, as autuações estão em processo jurídico para posterior aplicação de penalidades.
Sem resposta
A Itatiaia entrou em contato com a Frigobet, mas ainda não teve retorno.