Ouvindo...

Postos de gasolina em BH, Contagem e Uberlândia são alvos de operação

As fiscalizações foram feitas para atestar a qualidade dos combustíveis nas bombas

Nove postos foram autuados por irregularidades

Postos de combustíveis localizados em Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia são alvos da Operação Apate, coordenada pela Secretaria de Estao de Justiça de Segurança Pública (Sejusp), que tem objetivo de atestar e garantir a qualidade dos produtos nas bombas.

Ao todo, foram realizados 445 fiscalizações em 20 postos das três cidades. Nove deles foram autuados por irregularidades e oito veículos transportadores também foram multados. Os testes de qualidade dos combustíveis e funcionamento das bombas foi feito pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (IPEM).

De acordo com a delegada de Polícia Civil, Elyenni Fonseca, o representante do estabelecimento será responsabilizado em caso de irregularidades encontradas durante as fiscalizações.

Há adulterações criminais e administrativas, é preciso investigar primeiro. Se for o primeiro caso, o dono do estabelecimento pode ser punido com um a cinco anos de prisão, como previsto na Lei 8.137/91. Ainda há a Lei 8.137, que fala sobre a adulteração e a venda de produtos que não estão dentro do padrão”, explica.

Bernardo Naves, superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, explicou que a ação conjunta tem como objetivo garantir que o consumidor não seja lesado no produto final.

“Somos diversas instituições trabalhando de forma integrada e em conjunto para fiscalizar os postos de combustíveis em todas as suas frentes. Isso tudo para que o consumidor não seja lesado e para dar ao cidadão mineiro a certeza de que ele está pagando por um combustível de qualidade. Exatamente pelo produto que ele realmente consome”, conclui.

Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.