Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

‘Bolha de calor’ com vento forte faz temperatura subir em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Alerta da MetSul meteorologia prevê valores excepcionalmente altos neste sábado (18)

A MetSul Meteorologia alerta que a temperatura pode atingir valores excepcionalmente altos neste sábado (18) nos litorais do Paraná, de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e em partes de Minas Gerais devido a combinação de uma massa de ar extremamente quente com vento forte em baixos níveis da atmosfera.

A previsão para Minas Gerais é de calor intenso com termômetros que podem ficar entre 40°C e 42°C em muitas cidades, com possibilidade de temperatura máxima variando entre 43°C e 44°C em cidades da região Noroeste do estado, onde o calor tem sido mais intenso, como em São Romão que há dias supera os 40°C. Em Belo Horizonte, conforme a Defesa Civil da capital, hoje pode ser o dia mais quente da história da capital mineira com temperatura máxima de 39°C. A mínima foi de 24°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 15% à tarde.

Em São Paulo, o calor segue intenso em todas as regiões com temperatura perto e acima de 40°C. De acordo com previsão da MetSul, a região da Baixada Santista está dentro da zona que deve ter marcas extremas de calor durante o dia.

Grande parte do Rio de Janeiro deve ter temperatura acima dos 40°C, neste sábado, tanto no litoral quanto no interior. O calor fugirá muito ao normal mesmo na região serrana. Na cidade do Rio de Janeiro, o calor que se espera para este sábado pode fazer história. As máximas devem ficar entre 40°C e 42°C, porém alguns pontos podem ter valores tão extraordinários como 43°C a 45°C.

“Há modelos que chegam a indicar até 45°C a 48°C para a região do Rio de Janeiro, mas é tão absolutamente fora da curva o que o modelo indica que a projeção naturalmente por óbvio é vista por nós com cautela, embora mereça menção.”

A MetSul deixa claro que essa previsão é de temperatura e não de sensação térmica, ou seja, “o que se projeta de calor para este sábado está muitíssimo acima do normal e é absolutamente raro e talvez até inédito em algumas cidades.”

O centro da bolha de calor vai estar sobre o Sudeste do Brasil neste sábado entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo, o que fará com que a Região Sudeste tenha um dos dias mais quentes de toda a sua história climática.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais