O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de tempestades em 15 estados do país, incluindo Minas Gerais. Destes, apenas Rio Grande do Sul e Santa Catarina não estão sob risco de ondas de calor.
Estes dois estados estão sob um mesmo alerta vermelho, de grande perigo, que cita possibilidade de chuvas maiores que 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. O órgão alerta para o grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Leia também:
Onda de calor: pela primeira vez na história, BH registra 37°C por 4 dias seguidos
Onda de calor: alerta de altas temperaturas em BH é prorrogado até domingo (19)
Onda de calor: piso do Cefet-MG quebra com altas temperaturas; veja vídeo
Em Minas, há a possibilidade de precipitações de até 500 milímetros por dia, ventos de até 60km/h e queda de granizo, com baixo risco de danos, corte de energia, estragos de plantações e queda de árvores. Belo Horizonte e cidades da região metropolitana registram chuva forte, com relatos, inclusive, de bairros sem luz principalmente no Barreiro.
Moradores de Ibirité foram surpreendidos com uma chuva de granizo acompanhada de fortes rajadas de vento, conforme imagens enviadas à reportagem da Itatiaia.
Confira os estados sob alerta de tempestade
Alerta amarelo
Distrito Federal
Maranhão
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
São Paulo
Bahia
Mato Grosso
Pará
Goiás
Mato Grosso do Sul
Piauí
Santa Catarina
Tocantins
Alerta laranja
Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Alerta vermelho
Rio Grande do Sul
Santa Catarina