Quem não está suportando a onda de calor que atinge Minas Gerais e outras cidades do Brasil já tem data para ter alívio. Previsão do tempo divulgada pela MetSul nesta terça-feira (14) indica tendência de chuva de Norte a Sul do Brasil, inclusive para cidades estão derretendo com o calor extremo, como Belo Horizonte.
“Uma massa de ar frio de grande dimensão vai ingressar no Sul do Brasil no fim de semana e a consequência será instabilizar muito a atmosfera no Centro-Oeste e o Sudeste com chuva frequente e com altos volumes em muitos locais. Haverá ainda muitos temporais no Centro do Brasil entre o fim de semana e o começo da próxima semana”, destaca nota da MetSul.
No caso de Belo Horizonte, a previsão de chuva frequente na próxima semana, especialmente a partir do domingo (19), “com risco de temporais fortes de chuva e vento”.
Na cidade de São Paulo, a MetSul destaca que a instabilidade maior ocorrerá entre sábado (18) e terça (21). “No interior as pancadas serão frequentes durante toda a próxima semana”.
Já o Rio de Janeiro terá uma sequência de dias de instabilidade no começo da semana que vem, “com chuva por vezes forte e risco de temporais”.
Onda de calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nessa segunda-feira (13), um alerta vermelho de ‘grande perigo’ para onda de calor em 853 cidades de Minas, incluindo a capital Belo Horizonte (veja a lista completa aqui). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura vai ficar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. Isso significa que o calor extremo pode durar até a próxima sexta-feira (17).
O alerta engloba cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Vale do Mucuri, Norte, Sul, Sudoeste, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste.