Ouvindo...

Times

Onda de calor: temperatura pode passar de 46ºC em Minas na próxima semana

Belo Horizonte pode bater recorde de calor e atingir 40ºC

Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais podem bater recorte de calor na próxima semana e na segunda quinzena de novembro. A previsão é da MetSul Meteorologia, que cita calor de 40ºC na capital mineira e superior a 46ºC em outros pontos do estado.

“A onda de calor que começa tem potencial de estabelecer recordes de temperatura máxima em diversas capitais, inclusive naquelas que alcançaram novos recordes em setembro e outubro. No evento de calor extremo do mês de setembro, Belo Horizonte teve a sua maior temperatura máxima desde o início dos registros em 1910 com 38,6ºC na Pampulha e 37,5ºC em Santo Agostinho”, destaca informativo da MetSul.

“Belo Horizonte pode ter o recorde, semanas atrás alcançado de 38,6ºC, superado com máximas em torno de 40ºC. Também a cidade do Rio de Janeiro pode anotar máximas extraordinariamente altas com muitos dias acima de 40ºC”, reforça o texto.

A MetSul cita que o calor por de atingir ‘níveis jamais vistos em milhares de cidades brasileiras com quebra de enorme número de recordes’. Em alguns pontos de Minas, a temperatura pode superar 46ºC

“O Centro-Oeste, o interior de São Paulo e pontos de Minas Gerais podem ter máximas em muitas cidades de 42ºC a 44ºC, mas com registros em algumas cidades tão altos quanto 45ºC a 46ºC ou mais. Trata-se, assim, de evento de calor muito fora do comum e potencialmente a onda de calor mais intensa a atingir o Brasil em máximas nominais desde o começo das medições meteorológicas no começo do século XX.”

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.
Leia mais