Ouvindo...

O que é a Black Friday? saiba a origem da maior data do comércio

Maior evento de consumo do mundo surgiu nos EUA e repercute em diversos países; possíveis origens do termo são polêmicas

Você sabia que a Black Friday é o maior evento de consumo no mundo? Com surgimento no Estados Unidos, a data é realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro. E já está chegando! Neste ano, a ação é no próximo dia 24.

De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), mais da metade dos consumidores de Belo Horizonte planeja aproveitar as promoções da grande data.

Leia mais:

O maior interesse, segundo o levantamento, é por produtos de vestuário (roupas, calçados e acessórios); em seguida aparecem eletrodomésticos; eletrônicos e itens de telefonia.

Origem

A maior estratégia de vendas nasceu no final do século XX, nos Estados Unidos. A Black Friday acontece um dia após o feriado ‘Dia de Ação de Graças’ (Thanksgiving Day) que reúne amigos e familiares para compartilhar refeições e agradecer pelas coisas boas. Neste ano, o feriado acontece na quinta, dia 23 de novembro.

A data também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a ‘Black Friday’ inaugura a temporada de compras natalinas.

Foi em 1981 que o termo passou a ser utilizado como usamos hoje, em que milhares de lojas abrem suas portas com grandes descontos para incentivar o consumo.

Na época, o dia mais esperado do ano era quando os varejistas finalmente mostravam o lucro dos semestres, saindo “do vermelho” e indo para “o preto”, atravessado um período de baixas vendas que começava em janeiro e permanecia até o meio de novembro.

A data se popularizou pelo país norte-americano e repercutiu o sucesso para diversos países.

Termo

Embora seja uma data festiva, muitas das hipóteses sobre a origem do termo ‘Black Friday’ têm conotação negativa associada à questão racial. Na tradução para o português, a expressão remete a “Sexta-Feira Negra”.

Uma hipótese polêmica é associar o termo à escravidão nos EUA do século XVIII. Os escravos que chegavam da África e ficavam doentes eram, supostamente, vendidos a preços abaixo do mercado em feiras que aconteciam às sextas-feiras. Porém é apenas uma especulação, já que a data surgiu apenas no final do século XX.

Outra explicação é os varejistas americanos precisavam esvaziar seus estoques antes do Natal e passaram a fazer promoções após o feriado. O movimento levou a um aumento da violência e de engarrafamentos nas ruas. Com isso, os policiais da Filadélfia teriam apelidado a data de “Black Friday”, com um sentido pejorativo para o termo.

Apesar das teorias sobre as possíveis origens do termo não existe comprovação para falar qual desses eventos teve de fato relação com o data.

Brasil

Aqui no Brasil, a Black Friday começou em 2010. A ação chamou a atenção de vários lojistas e, a partir de 2012, grandes lojas começaram a participar.

A chegada da data também foi marcada por críticas. Muitos consumidores alegavam que as lojas ofereciam falsos descontos. Atualmente, a discussão continua e é intitulada como “Black Fraude”.

Apesar das discussões, o evento se consolidou como o maior momento de compras para os consumidores brasileiros.

Giullia Gurgel é estudante de jornalismo e estagiária da Itatiaia.
Leia mais