Uma enfermeira foi agredida por uma paciente na tarde desta segunda-feira (30), no Centro de Saúde Paraíso, no bairro Paraíso, região leste de Belo Horizonte. Indignados com a agressão, os demais servidores da unidade suspenderam os atendimentos temporariamente. O serviço já foi retomado.
Segundo uma das testemunhas, a agressão teria acontecido, por volta das 13h, após a paciente se irritar com a demora no atendimento. Ela teria chegado no centro de saúde às 12h. Na tumulto, a mulher teria desferido socos e tapas no rosto da funcionária, chegando a quebrar o nariz dela.
Uma segunda testemunha, ouvida pela reportagem, contou detalhes da confusão. “O posto estava bem cheio. Tinha uma mãe com dois filhos (uma criança e uma adolescente) aguardando uma consulta. Como estava demorando, quando a enfermeira chegou lá [na sala de espera] e chamou outro nome, a paciente ficou irritada e foi para cima dela. A mãe e a filha adolescente agrediram a enfermeira. O pessoal teve que segurar as duas até a Guarda Municipal chegasse e levasse elas”, relatou.
A paciente ainda diz que ficou sem consultar por causa da situação. “Eu estou aqui desde às 12h e não consegui consultar. Foi todo mundo embora. Não deram satisfação para a gente que estava esperando e já tinha consulta marcada. Não culpo o posto, porque a enfermeira estava no papel dela, mas sim as agressoras”, afirma.
Profissionais do Centro de Saúde Paraíso estão em uma reunião e ainda não falaram com a imprensa. Uma equipe da Guarda Civil Municipal está no local.
Nota da Prefeitura
Em nota enviada à Itatiaia, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que a enfermeira agredida foi prontamente acolhida e o fluxo de abordagem a episódios de violência foi acionado. O protocolo faz parte do Plano de Segurança para unidades de Saúde.
A PBH ainda informou que a Guarda Civil Municipal foi acionada e a agressora encaminhada à Ceflan I, da Polícia Civil, no bairro Floresta, para o registro da ocorrência.
Em relação às consultas, o município afirmou que o Centro de Saúde Paraíso está atendendo exclusivamente casos mais graves. “Os pacientes que aguardam atendimento foram informados que as consultas e procedimentos serão reagendados. A previsão é que a unidade retorne nesta terça-feira, dia 31", diz a nota.