A Igreja Católica celebra neste sábado (28), o dia de São Judas Tadeu, conhecido como padroeiro das causas impossíveis e um dos santos mais populares no Brasil.
O santo é representado com uma imagem de Cristo no peito, por ser primo de Jesus, de quem a tradição conta que era muito parecido. Também é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.
Muitos confundem Judas Tadeu com Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus. No entanto são entidades diferentes. Segundo a tradição, Jesus reparou esse engano ao aparecer para Santa Brígida, que vivia um momento difícil na vida, e pediu que rezasse e pedisse a São Judas Tadeu. Assim foi feito e o problema acabou resolvido. A partir daí, os católicos atribuem a São Judas Tadeu a solução das causas perdidas e impossíveis.
Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão, com quem pregou na Pérsia no dia 28 de outubro. Ambos foram martirizados.
São Judas Tadeu é um santo muito popular no Brasil e, no Rio de Janeiro, por exemplo, a devoção ao santo tem um fator extra. Ele é considerado o padroeiro do Flamengo, um dos times de futebol com mais torcedores no país.