Usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte denunciam que uma escada rolante da Estação Pampulha não estaria funcionando há mais de duas semanas, afetando o fluxo de passageiros que fazem baldeação no local. A prefeitura alerta que o mau uso por parte dos usuários pode atrapalhar ainda mais a situação.
A escada rolante parada faz a conexão entre a plataforma do Move Municipal e as plataformas que recebem as linhas alimentadoras, aquelas que fazem a conexão entre os bairros e as estações. Por conta do problema, muitos usuários podem acabar perdendo o ônibus na ida para o trabalho ou na volta para casa.
A denúncia recebida pela Itatiaia cita não só o atraso no dia a dia dos passageiros, mas também as dificuldades impostas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência que precisam usar a escada rolante: “um equipamento que deveria facilitar o acesso e a locomoção da população não está funcionando, é complicado. O pior é que falam que está em manutenção, como mostra essa placa sinalizadora, mas até quando ela vai continuar assim?”
PBH faz alerta
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a estrutura está passando por manutenção e, em breve, será liberada novamente para os usuários. A PBH ainda faz um alerta para o mau uso da escada rolante: “Eventualmente, alguns usuários forçam o desligamento de emergência das escadas rolantes e outros usuários podem ter a impressão que ela está parada ou estragada.” Essa hipótese foi citada, inclusive, na denúncia recebida pela Itatiaia.
A PBH pede para que os passageiros que notarem uma escada rolante ou elevador parado ou com problema procurem um vigilante ou agentes da BHTrans no local para relatar o problema.