A Prefeitura de São João del-Rei, no Campos das Vertentes, avalia reforçar o atendimento na Upa Dr Antônio Andrade Reis Filho, principal da cidade, em razão do aumento da demanda por atendimento de crianças com sintomas de amigdalite.
A possibilidade será debatida em reunião marcada para esta quarta-feira (25). Inicialmente, um médico pode ser contratado para aumentar a capacidade de atendimento à noite, já que a unidade é a principal porta de entrada quando os postos de saúde dos bairros estão fechados. Uma operação para ampliar o atendimento no feriado do próximo dia 2 de novembro também está sendo estudada.
Mais de cem crianças foram atendidas na Upa de São João del-Rei em três dias - entre sábado (21) e segunda-feira (23). Todas apresentando febre, ou vômito, ou manchas ou erupções na pele. Das crianças atendidas, quatro foram transferidas para outras unidades de saúde e outras duas aguardavam transferência. Os dados foram apurados pela reportagem da Itatiaia na cidade do Campo das Vertentes de Minas. Uma nova atualização sobre os atendimentos dessa terça-feira (24) é aguardada para hoje.
A Secretaria Municipal de Saúde investiga a morte de três crianças. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês, e o terceiro, na última segunda (23). No entanto, a Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, afirma que ainda não existe comprovação do que pode ter provocado os óbitos, e que não há vínculo epidemiológico entre as crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde confirma um caso de infecção com a bactéria Streptococcus A. Além disso, outras quatro estão internadas com sintomas de amigdalite (febre, vômito, manchas ou erupções na pele).
*Vanuza Resende- Rádio Emboabas - afiliada da Itatiaia