Médicos da rede assistencial de São João del Rei receberão, nesta quarta-feira (25), um treinamento sobre como detectar casos de amigdalite bacteriana. O evento será realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG). A ação acontece após três crianças da cidade, com idades entre 10 e 3 anos, morrerem com a suspeita da doença. Outras quatro seguem internadas e são acompanhadas pela vigilância em saúde.
Em nota enviada à Itatiaia, a pasta informou que o objetivo da iniciativa é orientar a rede de saúde para detecção e tratamento de casos suspeitos. Em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, o órgão orienta para que uma Unidade Básica de Saúde seja procurada para diagnóstico correto e tratamento adequado.
O treinamento acontece após uma mãe ter dificuldade encontrar atendimento adequado na cidade. A criança foi três vezes à Santa Casa local e só foi diagnosticada com a bactéria Streptococcus A após ser levada para uma unidade de saúde em outra cidade.
Autoridades descartam surto de amigdalite
Nesta terça-feira (24), a Prefeitura Municipal de São João del Rei, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, afirmou que “o município não está em surto”. A informação foi confirmada pela SES. A pasta reiterou que as investigações epidemiológicas são realizadas de forma rotineira pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas).
“Neste momento, não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população”, disse a secretaria.
O órgão informou ainda que acompanha a investigação dos casos junto à Unidade Regional de Saúde e à Prefeitura Municipal de São João Del Rei. As amostras dos infectados estão sendo analisadas em laboratório. Procurada pela reportagem, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável pela realização dos exames, não detalhou quais exames foram feitos e nem qual o prazo de divulgação dos resultados.