A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino após a confirmação de uma criança infectada com a bactéria Streptococcus A. A informação foi repassada pelo Setor de Epidemiologia durante coletiva realizada na manhã desta terça-feira (24). As atividades serão suspensas a partir desta quarta-feira (25), e seguem paralisadas até o dia 5 de novembro.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que outras quatro crianças estão internadas com sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele que, na sua maioria, passaram avaliação médica e se encontram estáveis, sendo monitoradas pela Vigilância em Saúde. Em uma delas, foi confirmada a presença da bactéria, mas ela apresentou melhora no quadro clínico e recebeu alta, sem risco de vida.
Existe a suspeita de que a bactéria possa ter sido a causa das mortes de três crianças no município, em menos de um mês. O primeiro óbito aconteceu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado aconteceu no dia 08 deste mês, e o terceiro, na última segunda, dia 23.
A Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, afirma que ainda não existe comprovação do que pode ter provocado os óbitos, e que não há vínculo epidemiológico entre as crianças.
A Itatiaia procurou a Prefeitura Municipal de São João del-Rei para saber o número de escolas que cancelaram as atividade e crianças afetadas, mas ainda não obteve retorno.
Exames
No primeiro óbito não foi possível realizar exames para confirmar ou descartar a infecção pela bactéria. O segundo óbito aconteceu em uma criança são-joanense, que estava fora do município, o que também dificultou a coleta de exames. Já o terceiro óbito aconteceu na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, e deve ser investigado se a causa foi a bactéria Streptococcus A.
Posicionamento Secretaria Municipal de Saúde
“Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados”, relata no documento.
A Secretaria de Saúde ressalta que, caso os pais ou responsáveis notem algum dos sintomas citados, o recomendado é não encaminhar as crianças para as aulas e buscar atendimento médico.
Confira recomendações da Secretaria de Saúde Municipal
higienização das mãos;
uso do álcool 70%;
não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc);
manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda retorno.