Ouvindo...

São João del Rei investiga mortes de crianças após sintomas de amigdalite

Três crianças, de 10 e 3 anos, vieram a óbito após apresentar sintomas; outras quatro estão internadas

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei, no Campo das Vertentes, investiga a morte de três crianças, duas de 10 anos e uma de 3, após apresentarem sintomas de amigdalite. De acordo com o órgão, outras quatro crianças estão internadas e sob acompanhamento da vigilância em saúde.

Em nota, a Prefeitura Municipal de São João del Rei, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Setor de Vigilância Epidemiológica, afirmou que ‘nosso município não está enfrentando um surto’. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), crianças do município estão apresentando ‘sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele, que passaram, em sua maioria, por avalição médica na rede pública ou privada, e que se encontram estáveis’.

“Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos realizando estudos sobre esses casos para chegarmos a um diagnóstico. Já existe um fluxo de atendimento, com os profissionais da rede, para o manejo dos casos supracitados”, relata no documento.

A Secretaria de Saúde ressalta que, caso os pais ou responsáveis notem algum dos sintomas citados, o recomendado é não encaminhar as crianças para as aulas e buscar atendimento médico.

Confira recomendações da Secretaria de Saúde Municipal

  • higienização das mãos;

  • uso do álcool 70%;

  • não compartilhar objetos pessoais (copos, garrafinhas, talheres, etc);

  • manter o esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais