Uma moradora de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, relata as dificuldades enfrentadas por ela após o filho de 9 anos apresentar vários problemas de saúde. A criança foi três vezes à Santa Casa local e só foi diagnosticada com a bactéria Streptococcus A após ser levada em outra cidade. As mortes de três crianças que podem ter sido vítimas da bactéria são investigadas.
Em conversa com a Itatiaia, Aline Teixeira contou que seu filho passou mal no dia 16 de outubro, apresentando sintomas como febre, diarreia, vômitos e pele empolada. Na terça (17), ela levou o menino para a Santa Casa, onde ele foi diagnosticado com alergia e mandado para casa com uma receita de antialérgico e remédio para febre.
Na quinta (19) ele voltou a passar mal e voltou para a Santa Casa na sexta (20). Aline conta que o filho estava desidratado, recebeu soro e três ampolas de um medicamento na veia que não foi informado à ela. Após ficar menos de uma hora em observação, a criança foi liberada.
Na última segunda (23), o menino de 9 anos voltou a passar mal. Aline procurou a Santa Casa, mas por conta da lotação, ela e o marido decidiram levá-lo para um hospital de Barbacena, onde o menino passou por exames. A mãe afirma que os resultados mostraram várias alterações que, segundo o médico, indicam a presença da Streptococcus A. Aline conta que, desde então, o filho tem tomado antibióticos e apresentado melhora. Ela pede uma solução das autoridades locais.
“Estamos esperando uma resposta do secretário de Saúde. Depois do vídeo que postei no Facebook, todo mundo viu que era verdade. Em lugar nenhum de São João del-Rei tem plantão pediátrico, só em clínicas particulares e, mesmo assim, com uma semana de antecedência. A gente precisa adivinhar que o filho vai passar mal semana que vem.”
A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de São João del-Rei e a Santa Casa da cidade e aguarda retorno.
Prefeitura de São João del-Rei descarta surto e alerta para ‘fake news’
São João del-Rei suspende aulas após confirmação de infecção por bactéria
Mortes de crianças em São João del-Rei
A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, emitiu uma nota nesta terça-feira (24) afirmando que descartou um surto ou estado de calamidade pública relacionado às mortes de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, e as possíveis infecções com a bactéria Streptococcus A. O Setor de Epidemiologia confirmou um caso confirmado e suspendeu as aulas.
De acordo com o documento, o órgão tomou conhecimento sobre as mortes dos menores, mas que nenhuma teve confirmação laboratorial de infecção pela bactéria. O primeiro óbito aconteceu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado aconteceu no dia 08 deste mês, e o terceiro, na última segunda, dia 23.
Outras quatro crianças estão internadas com sintomas de amigdalite, febre, vômito, manchas ou erupções na pele que, na sua maioria, passaram avaliação médica e se encontram estáveis. Em uma delas foi confirmada a presença da bactéria Streptococcus A.
O órgão alega que ‘nosso município não está enfrentando um surto’ e alertou sobre as notícias falsas espalhadas nas redes sociais, que provocaram comoção e medo em pais e familiares de crianças,
“Imediatamente realizamos reunião com a Gerência Regional de Saúde com suporte do CIEVS-Minas que nos orientou e vem trabalhando continuamente conosco na investigação dos casos, sendo assim, para tranquilizar a população e como sanitaristas responsáveis, entendendo o desespero dos pais e familiares estamos emitindo esta nota técnica detalhada para esclarecimento da população, prevenindo que noticias falsas possam novamente causar medo e pavor nos munícipes de São João del Rei e região. Importante ressaltar que até o presente momento, cientificamente comprovado não obtivemos nenhum óbito confirmado laboratorialmente por Streptococcus Pyogenes, e sim um caso de hospitalização confirmado.”