Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Prefeitura de BH promove o Dia D do Bolsa Família e CadÚnico neste sábado (28)

Ação tem o objetivo de atualizar os dados cadastrais do CadÚnico e informar a população sobre os direitos ao benefício

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, neste sábado (28), o Dia D do Bolsa Família e do Cadastro Único. A iniciativa tem o objetivo de atualizar os dados cadastrais do CadÚnico, além de incluir famílias e orientar sobre os benefícios do programa. A ação, inédita em BH, acontece nas nove Diretorias Regionais de Assistência Social da cidade, das 8h às 13h.

Segundo a PBH, mais de 60 mil famílias da capital precisam atualizar as informações no Cadastro Único. Dessas, 37.396 foram convocadas pelo governo federal para o Revisão Cadastral 2023. Elas precisam ir até um dos postos de atualização para manter o benefício.

“Belo Horizonte tem hoje 45 pontos de ações cadastrais do CadÚnico, que as famílias podem, diariamente, buscar para atualizar ou se inscrever próximo de casa. Realizar o Dia D é uma forma de possibilitar que as famílias se programem com antecedência, organizem a documentação, mas também que estejam conscientes dos direitos e deveres em relação ao programa de transferência de renda”, explica o secretário adjunto e subsecretário de Assistência Social, José Crus.

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único para Programas Sociais facilita o acesso da população às políticas públicas de proteção social. O programa identifica e classifica a situação socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

No CadÚnico estão registradas informações sobre o domicílio e dados pessoais como escolaridade, renda, deficiência, despesas mensais, pertencimento a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, dentre outras características de cada integrante da família.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais