Minas Gerais está entre os estados com baixa adesão ao ‘Pacto de Promoção da Equidade Racial’, conforme dados apresentados nesta segunda-feira (23) pelo Pacto de Promoção da Equidade Racial.
A taxa de desocupação da população parda ou preta é historicamente maior do que a de brancos, mas essa diferença no ano de 2020, por exemplo, bateu um recorde atingindo 71,2% entre as duas taxas, justamente no auge da pandemia da Covid-19.
Entre as empresas que aderiram está a Farmax, indústria de cosméticos, produtos de higiene pessoal e suplementação alimentar, com sede em Divinópolis, região Central de Minas, que assinou o compromisso neste mês de outubro.
A fundadora da Negra Rosa, Rosangela Silva, uma das lideranças na Farmax e uma das principais influenciadoras de beleza negra no país, avalia que a adesão ao Pacto é emblemática e mais um passo na longa jornada desta causa.
“Essa assinatura ilustra o comprometimento e a postura da Farmax em relação a essa causa. Infelizmente ainda são poucas as empresas brasileiras que têm a coragem de assumir esse compromisso. É uma conquista importante”, comemora Rosangela.
Lançado em 2021, o ‘Pacto de Promoção da Equidade Racial’ busca atrair a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema, por meio da proposta de implementação de um protocolo ESG racial para o Brasil.
A iniciativa foi desenvolvida durante um ano por um grupo de mais de 140 pessoas, incluindo representantes da comunidade negra, especialistas financeiros e em ESG, acadêmicos, docentes, advogados, econometristas, pesquisadores, empresários e profissionais e lideranças de organizações do terceiro setor. A iniciativa é gerida pela Associação de Promoção da Equidade Racial, uma entidade privada e sem fins lucrativos.
Adesão
O processo de adesão é
Os analistas das Certificadoras responsáveis pelo cálculo do IEER serão formados por uma Homologadora, devidamente habilitada pelo Conselho Deliberativo da Associação que gere o Pacto. Essas organizações Homologadoras serão necessariamente lideradas por negros.