Ouvindo...

Vídeo: chuvas causam deslizamento na Grande BH e preocupa moradores

Moradores do bairro São José convivem com o medo de um possível desabamento de um barranco

Segundo o morador, o problema persiste há nove meses

As fortes chuvas que atingiram Minas Gerais no início do ano causaram danos e provocaram deslizamentos em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde então, moradores do bairro São José convivem com o medo sobre o risco de deslizamentos no local.

Wesley Júnior, morador da região, contou à reportagem da Itatiaia sobre o problema, que, segundo ele, está acontecendo há mais de nove meses com sua casa, que fica logo abaixo do nível da Rua Diamantina. De acordo com ele, a terra dos barrancos próximos acabaram tomando conta da rua.

Com isso, Wesley tem convivido com alto risco de desabamento do barranco que pode vir atingir a sua casa. O denunciante nos conta que mesmo entrando em contato o ano todo com a Prefeitura Municipal de Sabará para informar a situação e solicitar algum tipo de ajuda ou fiscalização, nada é feito.

A terra que foi originada do desabamento, como mostrada nos vídeos em que ele nos mandou, tomou conta de metade da rua. Diante desse problema, Wesley já presenciou motociclistas que ao tentarem desviar dessa terra no meio da pista, estes acabaram se acidentando. “Certa vez um piloto de moto chegou a cair aqui em casa. A situação é tão perigosa para os motoristas, quanto para nós que moramos aqui”.

Por fim, o denunciante aponta um descaso da Prefeitura com a situação, e teme que eles estão esperando alguma tragédia maior acontecer para que assim eles venham tentar resolver a situação.

Posicionamento da Prefeitura

“A Prefeitura irá contatar os moradores para averiguar a situação no local, bem como apurar sobre os diversos pedidos que os mesmos alegam ter feito. Reforçamos que as solicitações à Administração Pública Municipal devem ser feitas, de maneira formal, junto ao Protocolo-Geral, para as devidas providências e, contudo, acompanhamento.”

(Sob supervisão de Luis Otávio Peçanha)