A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de risco geológico nesta sexta-feira (6) após madrugada de chuva forte. Esse risco existe quando há sinais de que deslizamentos podem acontecer.
“As áreas de Risco Geológico são aquelas sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geológica ou pela ação do homem”, detalha a Defesa Civil municipal.
Conforme definição do Serviço Geológico do Brasil, o risco geológico consiste na “identificação e caracterização das porções do território sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza geológica”, como chuvas por exemplo.
As áreas consideradas de risco geológico estão sujeitas a ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos. Quem define essas áreas, em cada cidade, é a Defesa Civil.
“A identificação de áreas de risco relacionadas aos movimentos de massa é feita em campo com base nas características naturais do terreno, bem como nos indícios de instabilidade eventualmente presentes em uma determinada região, sendo eles de origem antrópica ou não. Já as áreas de risco associadas aos processos hidrológicos fluviais são cartografadas com base nas características morfológicas dos cursos d’água, frequência dos eventos hidrológicos e distância da ocupação em relação às drenagens fluviais”, explica o Serviço Geológico do Brasil.
Belo Horizonte
Apesar do alerta de risco geológico para Belo Horizonte, divulgado nesta sexta-feira (6), a Defesa Civil ressalta que não existe risco e o que o alerta faz parte de protocolo preventivo, devido volume de chuva das últimas horas e a previsão de novas chuvas. O alerta de risco geológico moderado a forte é válido até domingo (6).
Durante este período, é recomendada atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. A emissão automática de alerta de risco acontece, de acordo coma Defesa Civil, quando são observados os seguintes volumes de chuva:
Alerta Moderado (Amarelo): quando o volume acumulado de chuva nos últimos dois dias for entre 50 e 69 mm.
Alerta Forte (Vermelho): quando o volume acumulado de chuva nos últimos três dias for igual ou superior a 70 mm.
“A emissão de alerta é protoclocar quando se observa volume de chuva moderado e forte. Sempre vai acontecer isso na Prefeitura de BH. A emissão é automática e protocolar. Portanto, não existe, neste momento, nenhuma ocorrência de risco geológico na cidade. Essa foi a primeira chuva e o solo não está encharcado.
Recomendações de risco geológico
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
Trinca nas paredes
Água empoçando no quintal
Portas e janelas emperrando
Rachaduras no solo.
Água minando da base do barranco
Inclinação de poste ou árvores.
Muros e paredes estufados
Estalos
Recomendações
Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
Coloque calha no telhado da sua casa
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água
Não jogue lixo ou entulho na encosta
Não despeje esgoto nos barrancos
Não faça queimadas