Ouvindo...

Oktoberfest em BH? ‘Circuito de Bares’ traz um pouco da tradicional festa alemã para a capital

A Oktoberfest é um festival de cerveja originado em Munique, Alemanha; festa foi criada pelo rei bávaro Luís I para celebrar o casamento em 1810

‘Circuito de Bares’ leva um pouco da tradicional festa Alemã para a capital

O tradicional festival de cerveja alemão, Oktoberfest, poderá ser vivenciado em Belo Horizonte, durante todo o mês de outubro, em comemoração à 38ª Edição da Oktoberfest, que acontece em Blumenau (SC). Chamado de Circuito do Bares, a ação leva um pouco da tradição alemã para seis bares da capital, aliando cerveja e gastronomia. Veja abaixo os bares participantes.

A ação acontece até 5 de novembro e conta com grandes mesas coletivas, um dos grandes símbolos da principal festa cervejeira do mundo. Além da ambientação, os belo-horizontinos também contarão com outro incentivo para entrar no clima do evento: na compra de duas garrafas de Spaten, em um dos bares participantes do Circuito, a terceira sai de graça. Para usufruir do benefício, basta acessar o QR Code da promoção, disponível nas casas.

Participam da iniciativa as choperias Almanaque, unidades Pium-í e Savassi, o Timbuca Bar, no Serra, Santa Esquina Grill, no Santa Tereza, além do Dona Joaquina e Tizé Bar e Butequim, estes dois últimos no bairro de Lourdes. No Tizé está programada ainda, para o dia 25 de outubro, uma ação inovadora, segundo a organização, chamada de biersliding, atividade praticada em festas cervejeiras de todo o mundo, onde o participante desliza a caneca pela mesa e, dependendo de onde ela parar, é possível ganhar prêmios. Para participar, não é preciso se inscrever, basta ir ao estabelecimento na data em que acontece a ação, entre 19h e 23h.

Segundo a Head de Marketing de Spaten, Joice Carvalho, a intenção é trazer a caneca e o biersliding para o dia a dia do brasileiro como dois grandes ícones da cultura cervejeira alemã.

“A ideia é apresentar para o Brasil um costume secular que diverte a todos e ainda trabalha símbolos importantes da marca, reforçando nossa caneca exclusiva em uma experiência verdadeiramente encontrada e praticada na Alemanha”, comenta.

Além de BH, a novidade acontece em outras 11 cidades do Brasil: São Paulo, Curitiba (PR), Joinville (SC), Blumenau (SC), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Natal (RN), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ).

Bares participantes

  • Almanaque Choperia – unidade Savassi – rua Alagoas, 626 – Funcionários

  • Almanaque Choperia – unidade Pium-Í - Rua Pium-Í, 675 – Anchieta

  • Timbuca Bar – avenida Afonso Pena, 4321 – Serra

  • Santa Esquina Grill - rua Pium-Í, 675 – Anchieta

  • Dona Joaquina - rua Marília de Dirceu, 226 – Lourdes

  • Tizé Bar e Butequim - rua Curitiba, 2205 – Lourdes*

Oktoberfest

É o maior festival folclórico do mundo – e o mais popular. Todos os anos, a Oktoberfest atrai milhões de visitantes. Tudo começou no século XIX, quando Andreas Michael Dall’Armi, membro da Guarda Nacional da Baviera teve a ideia de celebrar um casamento de forma um pouco diferente. O príncipe regente Ludwig da Baviera, o mais tarde rei Ludwig I e a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen seriam homenageados com uma grande corrida de cavalos. As informações são da página tradicional do evento.

O casal se casou em 12 de outubro de 1810, com as festividades acontecendo no dia 17 de outubro no terreno de Theresienwiese, que mais tarde recebeu o nome da noiva, e apresentando exatamente a corrida de cavalos sugerida. E mesmo que não houvesse barracas de cerveja ou parques de diversões na época, marcou o nascimento da Oktoberfest. Em 1824, a cidade de Munique concedeu a Andreas Michael Dall’Armi a primeira medalha de ouro para cidadãos por ‘inventar’ a Oktoberfest. Ele está enterrado no cemitério Alter Südfriedhof e uma rua recebeu seu nome no bairro de Neuhausen-Nymphenburg.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022