Ouvindo...

Cinco homens morrem em confronto com a PM durante operação em Minas

A polícia deflagrou nesta terça-feira (3) uma operação para investigar homicídios e combater o tráfico de drogas em BH e Minas

As vítimas foram socorridas após serem baleadas mas não resistiram

Cinco homens suspeitos de integrar facções alvo de uma operação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e de forças de segurança morreram após confronto com a Polícia Militar (PM) durante cumprimento de mandados em Mateus Leme, na Grande BH, e em Felixlândia, na região Central, nesta segunda-feira (3).

De acordo com a major Layla Brunella, três destas vítimas são apontadas como lideranças dos bairros Joana D’arc e Vila da Paz, no Barreiro. Durante as ações nos municípios, os criminosos receberam os agentes a tiros e iniciaram um confronto. Os baleados foram socorridos e encaminhados para atendimento médico, mas não resistiram e vieram a óbito.

“Com certeza há uma desestabilização dos grupos, é um duro golpe contra o tráfico. Sabemos que é uma resposta para a população de bem e realmente esperamos um acalmar nos ânimos, principalmente na sensação de segurança, de saber que vamos responder e dar um retorno”, relatou.

A Itatiaia teve acesso aos boletins de ocorrência, que relataram a ação dos policiais durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Conforme os documentos, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra porte ilegal de armas, que terminou no recolhimento de um fuzil, pistolas com kit rajada e outras armas de fogo.

Felixlândia

De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes monitoravam um prédio quando localizaram um homem apontado como uma liderança do grupo criminoso, identificado como Jonathan Breno da Silva Martins, de 29 anos. Eles cercaram o local e entraram para realizar a abordagem, mas foram recebidos a tiros.

Os militares atiraram de volta contra Jonathan, que foi atingido. Em seguida adentraram no prédio e encontraram Diogo Junio Caldeira Brant Veiga, de 42 anos, que portava uma arma e a apontou contra os agentes. Eles disparam contra o homem, que também foi atingido. Os dois foram socorridos mas não resistiram aos ferimentos.

Levantamentos apontaram que Jonathan possui passagens por tráfico, porte ilegal de arma de fogo e roubo, enquanto Diogo tem registros por roubo, uso de documento falso e porte ilegal de arma de fogo.

Mateus Leme

Durante um deslocamento para cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de um dos investigados, os agentes fizeram vários chamados mas não foram atendidos. As guarnições adentraram no imóvel, que tinha um carro modelo Gol bloqueando o portão.

Os militares ouviram conversas no interior do imóvel e encontraram dois homens deitados em um quarto. Eles receberam ordem para se render e colocar as mãos na cabeça, mas um deles, identificado como Fernando Teixeira Marcelino, de 25 anos, sacou uma arma e apontou contra os agentes. Após negar ordens para largar o armamento, ele foi baleado.

O segundo homem, que não foi identificado, correu do quarto e foi para a sala, onde estava acompanhado de Wallef Barbosa Santos, de 29 anos, ambos armados. Eles apontavam as armas para os policiais e se negaram a se render. Os dois foram baleados e socorridos para a UPA Tiago Cardoso dos Santos, onde foram atendimentos mas não resistiram.

Mortes confirmadas
  • Jonathan Breno da Silva Martins, de 29 anos

  • Diogo Junio Cladeira Brant Veiga, de 42 anos

  • Fernando Teixeira Marcelino, de 25 anos

  • Wallef Barbosa Santos, de 29 anos

  • Vítima não identificada

Estão sendo cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 20 de prisão. Três das vítimas estavam com mandados em aberto, além disso, sete homens já estão presos por outros crimes, sete estão fora do sistema prisional e outros seis são procurados pelas autoridades.

Jornalista formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2008, é “cria” da rádio, onde começou como estagiário. É especialista na cobertura de jornalismo policial e também assuntos factuais. Também participou de coberturas especiais em BH, Minas Gerais e outros estados. Além de repórter, é também apresentador do programa Itatiaia Patrulha na ausência do titular e amigo, Renato Rios Neto.
Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.