Ouvindo...

Governo de Minas lança campanha SOS Chuvas 2023

Entre as novidades estão a manutenção do cartão humanitário e doações via pix ou transferência

Objetivo é arrecadar fundos e doações para população de cidades em situação de emergência ou calamidade

A edição 2023 da campanha SOS Chuvas pretende tornar mais ágil o trabalho de ajuda humanitária às populações afetadas pelos temporais em Minas. O objetivo é criar ações capazes de reduzir o tempo de espera e de aumentar a eficiência do serviço prestado em situações de emergência, como inundações e deslizamentos.

Um dos pilares deste trabalho será a manutenção do cartão humanitário, entregue desde o ano passado às famílias que precisam de ajuda básica. A presidente do Servas, o Serviço Social Autônomo de Minas Gerais, Christiana Renault, explica que o cartão foi aprimorado na tentativa de melhorar o tempo de resposta aos desastres.

“Nós aprimoramos essa experiência e queremos levar um cartão mais completo. Mas por quê o cartão? Se você levar uma cesta básica em uma residência onde as pessoas estão sem água e gás, ela não tem muita utilidade. Então, com o cartão, a gente procura acertar na entrega e mais do que isso, dar dignidade para a pessoa escolher o que ela precisa e o que quer comprar”, explica.

As informações sobre o SOS Chuvas deste ano foram apresentadas em evento na Câmara de Dirigentes Lojistas de BH. Presente no encontro, o governador Romeu Zema, do Novo, disse que o modelo de auxílio acelera o socorro, principalmente em áreas estruturalmente mais afetadas.

Outra novidade no SOS Chuvas deste ano é o início de doações em dinheiro via pix ou transferência bancária, que começa em novembro. O dinheiro será usado na recarga dos cartões humanitários.

Balanço apresentado nesta segunda revela que 43 mil pessoas afetadas pelos temporais receberam auxílio da campanha no último período chuvoso, entre outubro do ano passado e março deste ano

Júlio Vieira é repórter da Itatiaia.