Ouvindo...

Idoso cai de maca e família acusa hospital de negligência médica na Grande BH

O paciente teria caído com o rosto no chão e sofreu um corte, inchaço e hematomas

A família de um aposentado de 75 anos está denunciando negligência médica após o idoso cair de uma maca enquanto era colocado numa ambulância na tarde desta segunda-feira (25), em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte. O paciente teria caído com o rosto no chão e sofreu um corte, inchaço e hematomas.

A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para levar o idoso ao Hospital Municipal de Ibirité. Como faltavam equipes do Samu, outra ambulância foi enviada, somente com o motorista e sem acompanhamento de uma equipe de enfermagem.

A neta do idoso, que precisava de reposicionamento da sonda nasal, tentou colocar o paciente na ambulância junto com o motorista, mas eles não tiveram força e o homem caiu.

O aposentado foi internado e recebeu alta na manhã desta terça-feira (26). A Itatiaia procurou a Prefeitura de Ibirité, que mandou a seguinte nota:

“A Prefeitura de Ibirité, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que no dia 25 de setembro de 2023, o responsável pelo paciente Adão Roque Miranda acionou o SAMU para transporte ao Hospital e Maternidade Regional de Ibirité, com o objetivo de trocar a sonda nasoenterica. A remoção foi executada e, após o procedimento, o paciente obteve alta hospitalar. Em seguida, o serviço social do Hospital solicitou o transporte sanitário municipal para o retorno do paciente à sua residência, pedido que foi prontamente atendido.

Às 15h do mesmo dia, a Coordenação do SAMU solicitou o apoio do transporte sanitário de Ibirité para recolher o paciente em sua residência e retorná-lo ao Hospital para reajustar a sonda. O mesmo profissional que realizou a alta hospitalar, juntamente com um familiar do paciente, foi ao domicílio para atender à solicitação. Infelizmente, durante o processo de transferência para a ambulância, ocorreu um acidente que resultou na queda do paciente, provocando um corte em seu supercílio direito.

Imediatamente, o paciente foi levado à UPA de Ibirité, onde recebeu atendimento prioritário. A equipe médica de plantão, incluindo um cirurgião, solicitou todos os exames pertinentes - como RX e Tomografia. Tais exames foram minuciosamente avaliados tanto pelo cirurgião quanto pelo neurologista da instituição. Não foram identificadas alterações nos exames relacionadas à queda. Assim, o paciente permaneceu em observação por 12 horas, recebendo dieta adequada e todo o suporte assistencial necessário. Por não apresentar alterações em seu quadro clínico e neurológico, o paciente recebeu alta na manhã desta terça-feira (26/09) e foi conduzido de volta à sua residência pela ambulância municipal.

A Pasta ainda ressalta que a equipe de profissionais do Complexo Hospitalar de Ibirité está completa e capacitada. Manifestamos nossa solidariedade à família do paciente e nos colocamos à disposição para qualquer suporte necessário”.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais