Ouvindo...

Após seis horas de interdição, BR-040 é totalmente liberada; trecho ainda apresenta lentidão

Rodovia havia sido bloqueada às 13h por uma manifestação; via foi liberada nos dois trechos no início da noite deste domingo (24)

O protestou afetou o trânsito no trecho desde o início da tarde deste domingo

Após seis horas de interdição, a BR-040 foi liberada por volta das 19 h deste domingo (24), em Nova Lima, na altura do Km 569, nos dois sentidos. A informação foi confirmada pela Via O40, concessionária que administra o trecho. Apesar da liberação, o trecho ainda apresenta lentidão de 4 km no sentido Rio de Janeiro e 8 km, sentido Distrito Federal.

A rodovia foi bloqueada devido a um protesto de moradores do Conjunto Água Limpa. Por volta das 13h, os manifestantes colocaram fogo em pneus, impossibilitando o tráfego na região.

Segundo os Bombeiros, cerca de 40 moradores exigem a religação da energia elétrica na região, onde foram construídas casas em terrenos invadidos. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) confirmou a informação à Itatiaia (confira nota abaixo).

Nota da Cemig

“A Cemig informa que equipes trabalharam, neste domingo, dia 24, para o restabelecimento de energia aos moradores do bairro Água Limpa, na divisa de Nova Lima e Itabirito. Os serviços se encerraram, no início da noite, e, em seguida, houve a desmobilização da manifestação na BR-040. As causas da interrupção de energia foram o desequilíbrio do circuito que atende os clientes devido a rede irregular no local e a colisão de um caminhão em um poste no interior do bairro.

A Cemig esclarece ainda que estão em fase de finalização, por meio do Programa Energia Legal, obras de instalação de rede e posteamento no bairro Água Limpa, para regularização de todos os moradores conectados de forma irregular à rede da Cemig. Com o término das obras, a situação que vem provocando os desligamentos relatados será resolvida.

Com o objetivo de eliminar riscos de acidentes de origem elétrica, aumentar a segurança para as comunidades, levar oportunidade de renda e condições de cidadania para as populações de baixa renda, a Cemig implantou o Programa Energia Legal, que visa a regularização e melhoria do atendimento aos clientes ligados de forma irregular nas redes de energia elétrica”.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.