Sete mil pensionistas não responderam ao Censo Previdenciário do Governo de Minas que teve a repescagem encerrada no dia 18/09. Na segunda etapa que prazo vai até o dia 23 de outubro. Esta é a segunda etapa direcionada para que os aposentados participem.
O Censo, realizado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), tem o objetivo de atualizar os dados cadastrais dos servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Executivo. Através da iniciativa, o Ipsemg quer deixar os dados compatíveis com a base de dados nacional gerida pelo Ministério da Previdência Social.
Segundo o gerente de conformidade previdenciária e auditoria do Ipsemg, Marcelo Soares, a participação é obrigatória. Os aposentados que não participarem do Censo terão o benefício suspenso ao fim do processo.
“Quem eventualmente perdeu o prazo, poderá ter, em algum momento futuro, a suspensão do seu benefício. O Censo, cujo prazo terminou nesta semana, pode ser aberto em um outro momento para os pensionistas que ainda não responderam. Mas, quem não fizer o Censo até a última etapa prevista, poderá realmente ter o benefício suspenso”, explicou o gerente do Ipsemg.
Para quê serve o Censo Previdenciário?
Realizado desde julho, o Censo pretende reunir dados cadastrais dos segurados e beneficiários do Estado para a criação, atualização e consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social.
Marcelo Soares afirma que o trabalho também ajuda a desburocratizar alguns serviços. "Às vezes, por exemplo, a família de um aposentado que faleceu solicita o benefício de pensão. Aí a gente vai verificar e vê que o nome da mãe dele estava errado, a data de nascimento estava errada. Isso posterga a concessão do benefício de pensão.
Então, a base cadastral tem que estar correta para que o benefício seja concedido de forma rápida. Então, além de prestar informações aos órgãos oficiais, ainda tem a questão da celeridade para a concessão dos benefícios”, afirma.
Como participar do Censo?
Os servidores do estado de Minas Gerais, que ainda não responderam ao Censo Previdenciário, podem entrar no site do Ipsemg e acessar o link
Idosos que tenham dificuldades com tecnologia podem pedir a ajuda de pessoas próximas ou familiares.
O Censo não aborda questões financeiras, como rendimentos ou bens que a pessoa possui.
O atendimento também é feito presencialmente nas unidades de do Ipsemg espalhadas pelo estado ou na secretaria de origem do servidor.