Belo Horizonte terá uma unidade do Legítimo Rocambole de Lagoa Dourada, cidade mineira do Campos das Vertentes conhecida pela iguaria que caiu no gosto dos brasileiros. A loja fica na avenida do Contorno, 6.739, na Praça da Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A inauguração será na próxima segunda-feira (25).
A novidade é comemorada por internautas apaixonados pela massa fina à base de ovos com recheios deliciosos, como chocolate, goiabada, doce de leite, chocolate com coco, brigadeiros e outros inúmeros sabores. “O melhor do mundo”, definiu uma internauta. “Uhuuuuuu. Chega de implorar a amigos para trazerem essa delícia pra mim quando vêm a BH”, brincou outra.
“Comi uma única vez um pedaço tão pequeno, mas que eu nunca me esqueci. Era babá em uma casa e minha patroa trouxe de uma viagem a São João Del Rey . Só pude experimentar e aquele doce maravilhoso nunca saiu da minha memória, ainda consigo me lembrar daquela caixa . Nunca tive a oportunidade de comer novamente e hoje me deparo com essa notícia. Que alegria”, comentou.
História
A Prefeitura de Lagoa Dourada destaca que a cidade é conhecida nacionalmente como a terra do legítimo rocambole. Segundo relatos do livro Lagoa Dourada 300 Anos - Síntese Histórica”, a guloseima surgiu a longa data: “Na cidade a produção leiteira sempre favoreceu a fabricação de guloseimas, biscoitos e toda a espécie de quitandas caseiras. [...] E entre essas quitandas se insinuou como principais as roscas e o pão de ló. Esse último, de sabor muito leve e agradável, é caracterizado por uma massa fina à base de ovos, açúcar e farinha de trigo.
A prefeitura ressalta ainda que a maior divulgação da iguaria começou com o descendente de imigrantes libaneses, o Sr. Miguel Youssef. “Após casar-se com a lagoense Dolores de Mello, ele se estabeleceu com um botequim na cidade onde, uma vez por semana, servia o pão de ló recheado com doce de leite, sob a forma de um rocambole” (p. 133, 2011). A tradição passou para a geração seguinte e em 1965 um dos filhos de Miguel, Paulo, criou uma embalagem especial para os viajantes, a partir daí o pão de ló ganhou o mundo, aumentando consideravelmente a demanda e a divulgação do rocambole”, diz texto postado no site da prefeitura da cidade.