Uma Organização não Governamental (ONG), sediada em Belo Horizonte, arrecada medicamentos para doá-los para quem não consegue pagar por eles. O projeto farmácia solidária, da ONG ReMediar, já beneficiou mais de mil famílias, com mais de 50 mil remédios.
De acordo com a fundadora da ONG, Valéria Castro da Silva, qualquer pessoa que solicite um medicamento pode receber a doação. “A gente consegue medicamentos, insumos e itens necessários a manutenção de saúde. Aí, nós doamos para qualquer um que faz a solicitação em um dos nossos meios de comunicação, em curso nenhum, independentemente da classe social”, explica.
A aposentada Edna Lúcia Cunha Menezes é uma das contempladas pelo projeto. “Através da ReMediar eu consegui o medicamento que precisava para o coração. Ele custa em torno de R$ 280. Então, a ReMediar começou a me doar esse medicamento”, diz.
Além do remédio para o coração, a aposentada recebe medicamentos para pressão alta, artrite reumatoide e depressão. Edna conta que se não fosse a doação, ela não teria condições de comprar todos os remédios que precisa.
“Eu sou aposentada com um salário mínimo. Sou só eu e minha filha. Então, é uma vida é muito difícil. Se não fosse a Remediar, eu não sei o que eu ia fazer para conseguir esses medicamentos”, relata.
Como doar um remédio?
Qualquer pessoa pode fazer a doação, desde que elas estejam em condições de serem utilizadas. Os medicamentos devem estar dentro do prazo de validade e devem ter sido armazenados corretamente.
“A gente faz uma pré-triagem dessas medicações. Elas estando em condições de uso, a destina para quem fez a solicitação e necessita delas”, explica Valéria.
A fundadora da ONG explica que quem tiver interesse em doar os remédios ou dinheiro para a ReMediar, pode entrar em contato através do telefone (31) 98573-0030, por telefone ou WhatsApp.
Como solicitar um medicamento?
Quem precisa de um medicamento pode fazer a solicitação por um formulário disponível no Instagram da ONG ReMediar ou pelo WhatsApp da organização. É necessária a apresentação de receita médica válida.
Se a ONG tiver o remédio disponível, o solicitante é contatado. A retirada do medicamento deve ser feita em uma das unidades da ReMediar: uma no centro de Belo Horizonte e outra no bairro Nazaré, na região nordeste da capital.