Ouvindo...

Onda de calor: animais do zoológico de BH ganham ‘picolés’ de frutas e carnes para se refrescar

Cidade se prepara para enfrentar máximas de até 36°C no final de semana

Além dos “picolés”, alguns recintos estão sendo umedecidos com spray de água, quando necessário

O Zoológico de Belo Horizonte está se preparando para a onda de calor que atingirá o Brasil a partir da próxima sexta-feira (22). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital mineira deve registrar máximas de 35°C e 36°C no fim de semana.

Para proteger os animais das altas temperaturas, as equipes da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) já estão oferecendo uma espécie de “picolé" para alguns animais. As guloseimas são feitas de sucos, frutas e pedaços de carne congelados.

De acordo com a Prefeitura de BH, o zoológico é preparado para manter o bem-estar dos bichos nas diferentes estações do ano. Os recintos já são equipados com opções de sombra para eles se abrigarem e há o fornecimento de água limpa, durante o dia todo - o que ajuda os animais a se hidratarem.

Além dos “picolés”, alguns recintos estão sendo umedecidos com spray de água, quando necessário. Segundo a PBH, o objetivo das ações é garantir o conforto dos animais e permitir que as espécies explorarem os recintos de forma natural e espontânea.

Outras ações para amenizar o calor e refrescar os bichinhos podem ser feitas, caso a equipe técnica, que acompanha os animais diariamente, entenda como necessário. As iniciativas são feitas de acordo com as demandas e especificidades de cada espécie.

Onda de Calor

Novo alerta de onda de calor com ‘grande perigo’ para Minas Gerais foi renovado, nesta quarta-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com alto risco para a saúde. Ao todo, 118 cidades mineiras que ficam nas regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste estão sob alerta vermelho até o próximo domingo (24), com temperaturas entre 37°C e 40°C. O alerta vermelho de grande perigo indica temperatura máxima 5°C acima da média do mês, por mais de 5 dias.

O pico do calor em Minas Gerais é esperado para o fim de semana da primavera. As máximas devem chegar aos 40°C na região metropolitana de Belo Horizonte e aos 45°C no Pontal do Triângulo, conforme previsão da Cemig.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.