Greve dos professores: sindicato da rede particular assina acordo com reajuste de 4,36%

Nova convenção coletiva de trabalho manteve a isonomia de salários e as férias de janeiro, e é válida até março de 2024; categoria ficou em greve por 7 dias

Categoria permaneceu em greve por sete dias

O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro/MG) e o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe/MG) assinaram, na terça-feira (19), a nova convenção coletiva dos professores da rede particular de ensino de Belo Horizonte e região. A categoria ficou em greve por sete dias e encerrou a paralisação no dia 13 de setembro.

A nova CCT prevê o reajuste de 4,36% sobre o valor da hora-aula de 01/10/2022, que será incorporado à remuneração a partir de 01/10/2023. O acordo também prevê a manutenção da isonomia salarial e das férias coletivas em janeiro, duas pautas muito defendidas pela categoria.

Em relação a adicional por tempo de serviço (ATS), a magistrada propôs 4% para quem for contratado a partir de 1° de março de 2024. Hoje, o ATS está em 5%. As instituições de ensino privadas queriam reduzir esse percentual para 3%.

O acordo de Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) está disponível na íntegra no site do Sinpro Minas.

Greve na rede particular em BH

Os professores da rede de ensino particular de Belo Horizonte permaneceram em greve durante sete dias. A categoria tomou a decisão na manhã do dia 11 de setembro, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O SinproMG acusava os donos de escolas particulares de tentarem reduzir direitos da categoria.

A greve foi encerrada no dia 13 de setembro, após os professores aceitarem o acordo proposto pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A votação foi feita em uma assembleia geral realizada na sede da ALMG. As aulas foram retomadas na quinta-feira (14).

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.

Ouvindo...