Ouvindo...

BH e boa parte do Brasil podem ter calor de até 45º C e ‘risco à vida’ nos próximos dias

Dados do MetSul Meteorologia mostram que fim do inverno será bem quente por conta de uma cúpula de calor na região Central do Brasil; confira a previsão para BH e Minas

Mapa mostra previsão de temperatura para os próximos oito dias

Os termômetros de Belo Horizonte podem registrar, nos próximos dias, temperaturas na casa dos 40º C, enquanto em outras cidades do Brasil a temperatura pode chegar a 45º C. No alerta, feito pela MetSul Meteorologia, o instituto afirma que o nível de calor esperado para o Brasil nas próximas duas semanas é extremamente perigoso e representa um risco elevado à vida humana.

De acordo com a MetSul, a maior parte dos estados brasileiros devem registrar temperaturas perto de 40º C, com destaque para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o calor pode chegar a 45º C. A elevação na temperatura neste fim de inverno é causada pelo domo (ou cúpula) de calor, que comprime o ar quente em uma mesma área por dias ou semanas.

Segundo a meteorologista Estael Sias, vários recordes de calor devem ser batidos nos próximos dias em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. A MetSul alerta que o nível de calor esperado atingirá “patamares extremamente perigosos à saúde e a vida, com elevado risco para a população vulnerável, como enfermos e idosos”.

Calor em BH

A capital mineira deve ter mínima de 17º C e máxima de 32º C nesta segunda-feira (18), e os termômetros não devem ir além disso até domingo (24), quando a máxima pode chegar a 36º C. A temperatura deve ir subindo nos próximos dias até chegar a 40º C entre terça (26) e quarta-feira (27).

Minas em alerta

Apesar do alerta de calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 60 cidades de Minas Gerais em alerta para chuvas intensas (até 50 milímetros/dia) e ventos de até 60 km/h até à manhã de segunda-feira (18). O comunicado, que inclui cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, pode ser renovado a qualquer momento.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.