Para quem adora contemplar o céu deste mês de setembro terá um formato inédito, 100% interativo e inspirado na estética Pixel Art e 8bit. A novidade, lançada nesta sexta-feira (8), é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio do Calendário Astronômico do Espaço do Conhecimento Universidade.
A UFMG explica que o calendário contempla o período entre os solstícios de inverno de 2022 e 2023, ou seja, “começa e termina na estação mais indicada para a contemplação do céu, por ter noites mais longas e secas no hemisfério Sul.”
A doutora em Física, Nathalia Fonseca, assessora do Núcleo de Astronomia do museu e uma das responsáveis pelo formato da edição explica como o projeto funciona.
“O calendário se destina aos amantes da astronomia de todas as idades, mas também tem a função de despertar o interesse das pessoas que ainda não se encantaram pelas belezas dessa ciência que está ao alcance de todos. Basta olhar para o céu.”
O calendário está disponível no site do Espaço do Conhecimento da UFMG e as atualizações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram.