Ouvindo...

Fhemig anuncia fechamento de creche para filhos de servidores e pais denunciam falta de diálogo

Segundo os funcionários, a mudança será inviável e a Fhemig não se dispôs a dialogar com os pais

A creche será fechada para a construção de um novo hospital no terreno

Pais e responsáveis se preocupam com o possível fechamento da Creche Casinha Abelha Zumzum, que atende os funcionários da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A creche encontra-se na Rua Conde Pereira Carneiro, 364, no endereço do extinto Hospital Galba Veloso. Essa creche, segundo os pais, é uma importante fonte de apoio para muitas famílias, fornecendo cuidados infantis de qualidade enquanto os responsáveis pelas crianças trabalham.

O anúncio foi feito durante uma reunião nesta segunda-feira (4), quando os responsáveis pela instituição anunciaram o fechamento definitivo da creche para o fim deste ano. Os pais dizem que foram pegos de surpresa e informados que o fechamento era devido às obras do novo Hospital Eduardo Menezes, na Gameleira. Eles ainda criticaram o fato de não serem convocados para participar da pesquisa da Fhemig que avaliava o funcionamento da creche.

As crianças serão transferidas para a Creche do Raul Soares. Entretanto, conforme os pais, além de ser uma logística inviável para quem trabalha em outra região, é impossível deixar as crianças no Raul e se deslocar até a região Oeste, batendo ponto às 07h. Os trabalhadores alegam também que seria impossível sair do plantão na Maternidade Odete Valadares e Hospital Alberto Cavalcanti às 19h e chegar no Raul Soares a tempo de pegar as crianças antes do fechamento da escola.

Os funcionários acusam a Fhemig de ter tomado esta decisão com a intenção de, diante da inviabilidade física de se cumprir essa rotina, haver o maior número de desistências possível de crianças matriculadas nas escolas da rede. Uma reunião foi marcada pelos pais para a próxima segunda-feira (11) às 09:00 na Creche Casinha Abelha Zumzum, a fim de discutir o impacto do fechamento da creche e possíveis soluções para reverter essa situação.

Por meio de nota, a Fhemig afirmou que a Creche Cantinho Feliz, localizada ao lado do Instituto Raul Soares, no bairro Santa Efigênia, “já está sendo reestruturada para ampliar sua capacidade atual de atendimento de 64 para 124 alunos e, dessa forma, acolher as crianças a serem transferidas da Creche Casinha da Abelha Zum Zum (na Gameleira)”. A fundação ainda ressaltou que “não haverá interrupção no fornecimento desse benefício ao servidor”.

Leia nota na íntegra:

“A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que a Creche Cantinho Feliz, localizada ao lado do Instituto Raul Soares (Santa Efigênia), já está sendo reestruturada para ampliar sua capacidade atual de atendimento de 64 para 124 alunos e, dessa forma, acolher as crianças a serem transferidas da Creche Casinha da Abelha Zum Zum (na Gameleira). A capacidade total passa de 121 para 124 vagas. Vale salientar que não haverá interrupção no fornecimento desse benefício ao servidor.

Com o início das primeiras etapas do planejamento da construção do novo Hospital Eduardo de Menezes, anunciado pelo Governo de Minas, no mesmo terreno onde hoje funciona a creche Casinha da Abelha Zum Zum, será necessário esse remanejamento.

A Fhemig reitera que a Creche Casinha da Abelha Zum Zum funcionará normalmente até 31 de dezembro de 2023. O comunicado aos pais realizado hoje (4/9), com a devida antecedência, garante tempo hábil para que eles se organizem para a mudança”.

(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)