Ouvindo...

Vídeo: BH entra em alerta para queda de granizo na próxima hora; capital já registra chuva

Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para chuvas de granizo válido até às 16h20 desta terça (5); confira a previsão para Minas Gerais

Capital está em alerta para chuva forte e granizo

Belo Horizonte está em alerta para queda de granizo até às 16h20 desta terça-feira (5), segundo a Defesa Civil local. De acordo com a apuração da Itatiaia, a capital mineira já registra chuvas em alguns pontos da cidade nesta tarde e, segundo a Defesa Civil, a região Centro-Sul de BH tem chuva forte neste momento.

Mais cedo, a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta sobre possibilidade de pancadas de chuva, entre 20 e 30 mm, com raios e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h até às 8h de quarta-feira (6). Agora, foi publicado um novo alerta para queda de granizo durante a próxima hora.

Atualização às 16h35:
  • Chuva forte no Barreiro;

  • Chuva moderada nas região Nordeste e Noroeste;

  • Chuva fraca nas regiões Venda Nova e Centro-Sul.

Previsão do tempo

Em Minas Gerais, as temperaturas passam dos 35°C no Triângulo Mineiro, Noroeste e Norte do estado, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia será de instabilidades no Centro-Sul e Oeste de Minas Gerais, devido ao avanço de um sistema frontal em direção ao litoral da Região Sudeste. A temperatura mínima é de 14°C no estado e a máxima pode chegar aos 38°C.

Em Belo Horizonte, a previsão da Defesa Civil para hoje indica que o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 17°C, a máxima estimada é de 30°C e a umidade relativa do ar fica em torno de 40% à tarde.

Dicas de segurança para a chuva em BH

O órgão reforça a importância de evitar áreas de inundação além de não passar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Veja outras recomendações.

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.

  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.